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30 de mar de 2008

Fasceite Plantar


O que é fasceite plantar?

É uma dolorosa inflamação na parte debaixo do seu pé entre a protuberância arredondada
do seu pé e o seu calcanhar.


Como ocorre ?

Existem várias possíveis causas de fasceite plantar, incluindo:

• Usar sapato de salto alto.

• Ganhar peso.

• Aumento na quantidade de tempo que você anda, fica em pé ou sobe escadas.

Se você usa sapatos de salto alto, incluindo bota s de comboy por um longo período de tempo, o resistente (duro) tecido tendinoso da parte de baixo do seu pé pode encurtar.
Essa camada de tecido se chama fascia. Você sente dor quando você distende a fascia que encurtou. Essa dolorosa distensão pode acontecer, quando você caminha descalço após levantar-se da cama pela manhã.

Se você ganhar peso, você pode ter maior probabilidade de adquirir fascite plantar, especialmente se você anda muito ou fica em pé usando sapatos com amortecimento ineficiente nos calcanhares. O normal é existir um tecido com amortecimento abundante embaixo do osso do calcanhar. ganho de peso pode esgotar esse amortecimento abundante e causar dor no calcanhar.

Corredores podem adquirir fascite plantar, quando mudam seus treinos e aumentam as distâncias ou a freqüência dos treinos. Também pode ocorrer com a mudança de exercícios, superfície ou terreno, ou se seus calçados estão gastos e não proporcionam amortecimento suficiente para seus calcanhares.

Se os arcos do seu pé são anormalmente altos ou baixos, você tem maior suscetibilidade a
desenvolver fascite plantar do que se você tivesse arcos normais.


Quais são os sintomas ?

O maior sintoma de fascite plantar é sentir dor no calcanhar quando você anda. Você também pode sentir dor quando fica em pé e possivelmente mesmo quando esta descansando. Essa dor normalmente ocorre logo pela manhã após você se levantar, quando você apóia completamente seu pé no chão. Você sente a dor porque esta tencionando a fascia plantar. Usualmente a dor diminui com o caminhar, mas retorna apósperíodos de descanso.

Você pode não sentir dor quando esta dormindo, porque a posição em que seus pés descansam permite que a fascia relaxe.


Como é diagnosticada?
Seu médico lhe perguntara a respeito dos sintomas. Ele ou ela perguntara se a parte de baixo (sola) do seu pé ou calcanhar esta sensível e se você sente dor quando alonga a parte de baixo (sola) do seu pe´. Um raio-x do seu calcanhar talvez seja necessário.


Como é tratada?
Descanse o seu calcanhar dolorido o Maximo que puder. Quando a dor for muito forte, você
talvez precise ficar sem usar o seu pé por vários dias. Seu médico pode recomendar ou prescrever medicamentos antiinflamatórios, tais como: aspirina ou ibuprofen. Essas drogas diminuem a dor e a inflamação. Descansar o seu calcanhar sobre compressas de gelo por alguns minutos ao dia, também pode ajudar. Tente amortecer seu pé. Você pode faze-lo usando calçados para atletismo (tênis), mesmo no trabalho, por um tempo. O amortecimento para os calcanhares também pode ser usado. O amortecimento deve ser usado em ambos os calçados. Eles são mais benéficos se você esta com excesso de peso ou se é idoso.

Um suporte ortopédico para a sola especialmente moldado para o seu pé, pode ser parte do seu tratamento. Esses suportes podem ser particularmente benéficos, se você possui pés chatos ou arcos altos.

Se a dor no seu calcanhar não melhorar através do tratamento descrito acima, seu médico pode receitar fisioterapia. O objetivo da fisioterapia é o de alongar a fascia plantar e fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que é a que estabiliza o tornozelo e o calcanhar. Algumas vezes a fisioterapeuta recomenda o uso de tornozeleiras para dar suporte a parte de baixo do pé (sola). Uma tala pode ser moldada para panturrilha, perna e pé (goteira). Essa tala (goteira) deve ser usada enquanto você dorme, com o objetivo de manter seus pés alongados durante a noite. Outro tratamento possível, é injetar cortizona no calcanhar. A cirurgia raramente é necessária.


Quanto tempo durão os efeitos?
Com o passar do tempo você descobrira que a dor é algumas vezes piora e outras vezes melhora. Se você se tratar tão logo sinta a dor, os sintoma cessarão após algumas semanas. Se, entretanto, você sofrer de fascite plantar por um longo tempo, pode levar varias semanas até que a dor vá embora.

Quando retornar ao esporte ou atividade ?
O objetivo da reabilitação é o de você retornar ao seu esporte ou atividade o mais rápido e seguramente possível. Se você retornar muito cedo você poderá piorar a sua lesão, o que poderia levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões a uma velocidade diferente.
Retornar ao seu esporte ou atividade será determinado por quão cedo o seu pé se recuperar, não por quantos dias ou semanas se passaram desde a ocorrência da sua lesão.
Geralmente, quanto mais tempo você tiver sintomas da lesão e não for ao medico para começar o tratamento, mais tempo levara para melhorar. Você poderá seguramente retornar ao seu esporte ou atividade, quando começando do topo da lista e progressivamente até o final, cada dos seguintes for verdade:
• Você possuir total alcance de movimento da perna lesionada em comparação a não
lesionada.
• Você possuir total força da perna lesionada em comparação a não lesionada.
• Você puder correr em linha reta sem sentir dor ou mancar.
• Você puder correr a toda velocidade em linha reta sem sentir dor ou mancar.
• Você puder fazer viradas bruscas ou abruptas a 45 graus, inicialmente a meia velocidade e posteriormente a total velocidade.
• Você puder fazer o oito com 18 metros, inicialmente a meia velocidade e posteriormente a total velocidade.
• Você puder fazer viradas bruscas ou abruptas a 90 graus, inicialmente a meia velocidade e posteriormente a total velocidade.
• Você puder fazer o oito com 9 metros, inicialmente a meia velocidade e posteriormente a total velocidade.
• Você puder pular com ambas as pernas sem sentir dor e puder pular com a perna lesionada sem sentir dor.

Como previnir a fasceite plantar ?

A melhor maneira de evitar a fascite plantar é usar calçados de boa qualidade e que tenham o tamanho apropriado para os seus pés. Isso é particularmente importante quando você se exercita ou anda muito ou fica em pé sobre superfícies duras por longos períodos de tempo.
Compre tênis novos antes que seus tênis antigos se tornem ineficientes para amparar e
amortecer seus pés.
Você deve também:
• Evitar que o calcanhar receba repetidos choques.

• Manter um peso saudável.


Exercícios de reabilitação para a fascite plantar:

Você pode exercitar seus músculos do pé imediatamente. Alongue-os suavemente como descrito:
1 - Alongamento Com a Toalha:
a) - sente-se sobre uma superfície firme com a sua perna lesionada estendida a sua frente.

b) - lace uma toalha em volta do pé e puxe a toalha em direção ao seu corpo, mantendo seus joelhos estendidos.

c) - mantenha essa posição por 30 segundos e então relaxe, repita 3 vezes.

Você deve sentir desconforto mas não deve ser uma forte dor.
2 - Alongamento em Pé da Panturrilha:

a) - fique em pé, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do seu peito

b) - a perna lesionada deve estar, aproximadamente, de 30 a 60 cm atrás da perna sã

c) - mantenha a perna sã estendida, com o calcanhar no chão, e incline-se contra a parede

d) - flexione o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturilha da perna lesionada

e) - mantenha essa posição de 30 a 60 segundos

f) - repita 3 vezes

g) - faça este exercício várias vezes ao dia
3 - Alongamento da Aponevrose Plantar:

a) - em pé, com o ante pé lesionado em uma escada e o pé levemente virado para fora, tente alcançar o fundo do degrau com o seu calcanhar até que você sinta alongar o arco do seu pé.

b) - mantenha essa posição por 30 segundos.

c) - relaxe e repita 3 vezes.
4 - Rolamento Sobre Lata Congelada:

a) - descalço, deslize seu pé lesionado para frente e para trás rolando do seu calcanhar ao seu arco mediano uma lata de refrigerante congelada.

b) - repita de 3 a 5 minutos.

Esse exercício é particularmente benéfico se feito logo pela manhã.
5 - Levantamento Dos Dedos do Pé Sentado:

a) - sente-se em uma cadeira com seus pés nivelados ao solo.

b) - suavemente eleve seus dedos do pé lesionado mantendo o calcanhar no chão.

c) - mantenha por 5 segundos.

d) - repita 10 vezes. Faça 3 séries de 10.
6 - Apanhar a Toalha:

a) - com o calcanhar no chão, apanhe a toalha com seus dedos do pé.

b) - largue.

c) - repita de 10 a 20 vezes.
7 - Exercícios Com a Faixa Terapêutica:

A - Resistência a dorsiflexão:

a) - sentado com a sua perna estendida e o seu pé perto da porta, enrole a faixa ao redor da planta do pé. Prenda a outra extremidade da faixa na porta fazendo um nó na faixa e enfiando-a entre a porta e o batente.

b) - feche a porta. Puxe seus dedos do pé de encontro ao seu rosto.

c) - lentamente retorne a posição inicial. Repita 10 vezes. Faça 3 séries de 10.


B - Resistência à flexão plantar:

a) - sentado com a sua perna estendida, lace a planta do pé com o meio da faixa.

b) - segure as pontas da faixa com ambas as mãos. Suavemente empurre seu pé para baixo apontando os dedos do pé para frente, tencionando a faixa terapêutica.


C - Inversão com resistência:

a) - sente-se com as suas pernas estendidas e cruze a sua perna não lesionada sobre seu tornozelo lesionado. Enrole a faixa envolta do seu pé lesionado e em seguida lace seu pé bom para que a faixa terapêutica (thera band) fique com uma ponta presa.

b) - segure a outra ponta da faixa terapêutica (thera band) com a sua mão.

c) - vire o seu pé bom para dentro e para cima. Isso tencionara a faixa.

d) - retorne a posição inicial. Repita 10 vezes. Faça 3 séries de 10.


D - Eversão com resistência:

a) - sentado com ambas as pernas estendidas e a faixa laçada em volta de ambos os pé, lentamente mova o seu pé lesionado para cima e para fora.

b) - mantenha essa posição por 5 segundos.

c) - repita 10 vezes.

d) - faça 3 séries de 10.


6 comentários:

Angelica disse...

maravilhoso este material de fasceite plantar continue mandando material eficaz para tds nós
att
Angélica Meirelles

sola disse...

Tenho fasceite plantar a 2 anos,
já fiz vários tratamentos e nada ajudou, estou agora usando argila e gelo , tbem faço fisioterapia todos os dias.
Já não sei mais o que fazer, se alguém tiver algum tratamento para
ajudar.

ana disse...

Gostaria de saber na onde compro essa argila pois eu também tenho e não sei mas o que fazer .

Antonio disse...

Ana
Aki em Salvador tem uma loja de produtos naturais q tem um tratamento excelente com argila e ervas medicinais.....obtive bons resultados.
Eles tem um site
www.fitoterapeutica.com.br
Boa sorte

Mateus disse...

Eu comentei há algum tempo sobre o meu problema. Tratei a fasceite plantar com exercícios e gelo. Há alguns meses não sinto dor e já posso correr tranquilamente. Por enquanto tem dado certo.

Boa sorte a todos.

Mateus

sinho disse...

Tive fasceite plantar e passei por todos os tratamentos mencionados acima. Consultei com médico especialista em lesões esportivas que me receitou antinflamatórios e fisioterapia com ultrassom e outras maquininhas. Foram várias semanas de tramento sem sinal de melhora. O desespero já estava batendo. Até que um dia encontrei um amigo fisioterapeuta que me aconselhou: "aplique gelo diretamente sob os pés, por 20 minutos, 4 ou mais vezes ao dia, todos os dias. Faça alongamentos antes e após a aplicação do gelo." Executei direitinho suas recomendações e mais: levei sandálias havainas para o serviço e só calçava os sapatos na hora de ir para casa. Entre cada sessão de gelo e alongamento, massageava os pés com uma bola de borracha sob a mesa do trabalho. Os resultados começaram a aparecer. Mesmo tendo melhora significativa, não minimizei as sessões de gelo e alongamento, persistindo religiosamente no tratamento por semanas. Resultado: ESTOU CURADO! Então, reforço a recomendação: APLIQUE GELO VÁRIAS VEZES AO DIA. FAÇA ALONGAMENTOS VÁRIAS VEZES AO DIA. FAÇA TODOS OS DIAS, MESMO QUE NÃO TENHA DOR. PERSISTA MESMO. NÃO PRECISA DE REMÉDIOS NEM SESSÕES DE FISIOTERAPIA CARAS COM MAQUININHAS DE ULTRASSOM OU COISA PARECIDA. APENAS GELO, ALONGAMENTO E REPOUSO. É isso aí!