Pesquisar

24 de set de 2010

Elefante Branco

Subcomissão aponta 4 estádios que se tornarão 'elefantes brancos' após 2014
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Quatro estádios que serão reformados ou construídos para a Copa do Mundo de 2014 devem se transformar em “elefantes brancos” após a competição. A avaliação é do deputado Silvio Torres (PSDB), presidente da subcomissão que fiscaliza os gastos públicos relacionados à organização do evento.
“O TCU [Tribunal de Contas da União] já apontou no estudo que fez sobre a sustentabilidade de alguns estádios que vão sediar a Copa que quatro deles com certeza se tornarão ociosos, o que significa que terão que ser bancados com dinheiro público, porque os custos de manutenção são altos”, disse ele à Agência Câmara.
Segundo tal documento, as arenas de Brasília, Cuiabá, Manaus e Natal terão pouca utilidade depois da Copa, não justificando o alto investimento que será feito.
“As arenas dessas capitais, que não têm sustentação através do esporte e nem mesmo através de eventos, dificilmente conseguirão parcerias”, emendou Silvio Torre.
Atualmente, nenhum dos quatro estados citados possui uma equipe na Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Na Série B, Brasília conta com a participação do Brasiliense, enquanto Natal tem como representante o América-RN. As duas equipes, contudo, são fortes candidatas ao rebaixamento à Série C de 2011.
Segundo o deputado, os quatro estádios, juntos, receberão um investimento público de quase R$ 2 bilhões. Ele defende a redução do número de sedes. O Comitê Organizador Local e a Fifa escolheram 12 cidades para a Copa de 2014, mas essa quantidade pode diminuir.
Nessa semana, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) liberou empréstimos para a construção/reforma de três estádios, entre eles o de Cuiabá.

Fonte: Site UOL

Nenhum comentário: